quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Projeto Laços de Família




Cultura de Paz


Este é o tema gerador que norteará as ações educativas para o ano letivo de 2012 das 31 creches da 1ª Gerência Regional de Ensino do Governo estadual. O tema basea-se na Declaração e no Plano de Ação para uma Cultura de Paz aprovada pela ONU e, será trabalhado em todos os eixos temáticos do ano letivo que iniciará no próximo dia 13. 





TEMA: Construindo Laços De Afetividade Na Família, Na Creche e Na Comunidade

PERÍODO: 13/02/12 A 13/04/12

·         IDENTIDADE
·         CRECHE
·         FAMÍLIA

Justificativa
            A criança como sujeito histórico constrói sua identidade pessoal e coletiva, através das interações, relações e práticas vivenciadas no cotidiano, tendo na família a fonte inicial de socialização. O ingresso da criança na instituição de educação infantil permite ampliar o seu universo através do convívio com outras crianças e adultos. Assim se faz necessário que a creche contribua para o desenvolvimento afetivo da criança, ampliando suas relações sociais, interações e formas de comunicação, respeitando suas capacidades afetiva, emocional e cognitiva, garantindo oportunidades iguais a todos de desenvolver suas habilidades dentro de uma cultura de paz que valorize ações de cooperação e solidariedade.

Objetivo Geral
Promover o conhecimento de si e do mundo, através do relacionamento e interação, possibilitando situações de aprendizagem para a construção da identidade e da autonomia.

Objetivos específicos
·         Estabelecer e ampliar as relações sociais
·         Desenvolver uma imagem positiva de si
·         Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) como forma de comunicação
·         Estimular a criança a perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos
·         Ampliar a confiança e a participação da criança nas atividades individuais e coletivas
·         Incentivar o cuidado com o próprio corpo relacionado à saúde e higiene.
·         Desenvolver hábitos saudáveis de alimentação

Metodologia
·         Atividades diversificadas de acolhimento
·         Rodas de conversa e de música
·         Atividades com massa de modelar
·         Socializar com Jogos, brincadeiras e atividades lúdicas
·         Apresentação de crachás, fichas e cartazes com os nomes dos alunos
·         Utilização de recursos audiovisuais
·         Trabalhar através de conto de histórias infantis, fantoches, teatro
·         Trabalhar as datas comemorativas: carnaval, páscoa
·         Atividades com pintura, dobradura, recorte e colagem, desenhos livres



Referências
Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, Brasília, MEC/SEB, 2010
Referencial nacional para a educação infantil.vols I e II, Brasília: MEC/SEF, 1998




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