Cultura de Paz
Este é o tema gerador que norteará as ações educativas para o ano letivo de 2012 das 31 creches da 1ª Gerência Regional de Ensino do Governo estadual. O tema basea-se na Declaração e no Plano de Ação para uma Cultura de Paz aprovada pela ONU e, será trabalhado em todos os eixos temáticos do ano letivo que iniciará no próximo dia 13.
TEMA: Construindo Laços De Afetividade Na Família, Na Creche e Na Comunidade
PERÍODO: 13/02/12 A 13/04/12
· IDENTIDADE
· CRECHE
· FAMÍLIA
Justificativa
A criança como sujeito histórico constrói sua identidade pessoal e coletiva, através das interações, relações e práticas vivenciadas no cotidiano, tendo na família a fonte inicial de socialização. O ingresso da criança na instituição de educação infantil permite ampliar o seu universo através do convívio com outras crianças e adultos. Assim se faz necessário que a creche contribua para o desenvolvimento afetivo da criança, ampliando suas relações sociais, interações e formas de comunicação, respeitando suas capacidades afetiva, emocional e cognitiva, garantindo oportunidades iguais a todos de desenvolver suas habilidades dentro de uma cultura de paz que valorize ações de cooperação e solidariedade.
Objetivo Geral
Promover o conhecimento de si e do mundo, através do relacionamento e interação, possibilitando situações de aprendizagem para a construção da identidade e da autonomia.
Objetivos específicos
· Estabelecer e ampliar as relações sociais
· Desenvolver uma imagem positiva de si
· Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) como forma de comunicação
· Estimular a criança a perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos
· Ampliar a confiança e a participação da criança nas atividades individuais e coletivas
· Incentivar o cuidado com o próprio corpo relacionado à saúde e higiene.
· Desenvolver hábitos saudáveis de alimentação
Metodologia
· Atividades diversificadas de acolhimento
· Rodas de conversa e de música
· Atividades com massa de modelar
· Socializar com Jogos, brincadeiras e atividades lúdicas
· Apresentação de crachás, fichas e cartazes com os nomes dos alunos
· Utilização de recursos audiovisuais
· Trabalhar através de conto de histórias infantis, fantoches, teatro
· Trabalhar as datas comemorativas: carnaval, páscoa
· Atividades com pintura, dobradura, recorte e colagem, desenhos livres
Referências
Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, Brasília, MEC/SEB, 2010
Referencial nacional para a educação infantil.vols I e II, Brasília: MEC/SEF, 1998
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