sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Projetos 2011

TEMA: Como se Constrói a Identidade

PERÍODO: 07 de Fevereiro a 14 de Abril

JUSTIFICATIVA: Estamos inseridos em uma sociedade onde as diferenças fazem parte do cotidiano das pessoas. Sendo a criança um ser em formação psicossocial a creche tem a função educativa de oferecer novas interações ampliando os conhecimentos que a criança dela mesma e das pessoas com quem convive. Trabalhar a identidade representa uma importância significativa na integração entre família e instituição. Para que a criança desenvolva sua autonomia é necessária a compreensão da individualidade de cada e a maneira como elas agem, pensam, sentem e constroem seus conhecimentos.

OBJETIVO GERAL: Possibilitar a construção da identidade da criança a partir das relações sócio-histórico-culturais, trabalhando com projetos educativos para que o ensino e a aprendizagem adquiram novos valores de forma contextualizada, desenvolvendo a capacidade de aceitação das diferenças através do reconhecimento da individualidade em relação às características físicas e psicológicas.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

§ Conhecer a história de seu nome e seu significado;
§ Compreender a história de seus colegas a partir de sua;
§ Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos;
§ Desenvolver habilidades sociais;
§ Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão;
§ Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
§  Desenvolver á auto-estima
§ Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia.
§ Desenvolver através das atividades realizadas as habilidades de cada criança.
METODOLOGIA:

·         Propiciar brincadeiras em grupos, integrando os alunos através de conversa em rodinhas, a fim de possibilitar o conhecimento e a aproximação das crianças.
·         Organizar atividades individuais como criação e confecção de crachás, a partir de desenho e escrita do nome para a identificação do aluno.
·         Estabelecer observações em duplas acerca das diferenças e semelhanças entre os demais colegas, buscando construir o conceito do eu e do outro.
·         Trabalhar os sentidos: sensibilidade nas mãos (tato), visão, audição, olfato e paladar
·         Reconstrução da história do aluno, da creche e do bairro.
·          Passear pelas dependências da creche; conhecer funcionários; trabalhar com o nome da creche.
·         Cantar canções que envolvam o nome das crianças.



TEMA: Plantar o Futuro, Regar o Presente

PERÍODO: 19 DE ABRIL A 22 DE JUNHO

JUSTIFICATIVA:

         Na educação atual a creche assume papel relevante na formação cidadã dos alunos. Através da educação ambiental as crianças desenvolvem hábitos e atitudes saudáveis para preservação do ambiente em que vivem. Portanto é preciso desenvolver a valorização e o respeito com o meio, fazendo com que o aluno se sinta parte da natureza, conscientizando-os para efetiva prática no dia a dia de ações que colabore com o meio ambiente.

OBJETIVO GERAL:

         Abordar o tema meio ambiente com as crianças, estimulando através de atitudes práticas, ações que proporcione o conhecimento e a conscientização de preservação com a natureza.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

·       Estimular o contato com a natureza
·       Nomear e reconhecer diferentes animais
·       Identificar e valorizar as práticas de higiene
·       Incentivar e promover trabalhos coletivos e de cooperação entre os alunos
·       Conscientizar a criança sobre a importância da água
·       Estimular as crianças para plantar e preservar áreas verdes
·       Estimular a linguagem oral e escrita
·       Distinguir as partes das plantas
·       Identificar os alimentos

CONTEÚDOS SISTEMATIZADOS POR FAIXA ETÁRIA:
MATERNAL I e II                                                                      
                                                                              
  

LINGUAGEM:                                       
·         Estimular o Vocabulário                                                         
·         Discriminação visual e auditiva
·         Nomes (próprio/objetos)
·         Coordenação Motora
·         Pintura
MATEMÁTICA:
·         Noções de quantidade
·         Noções de Números
·         Cores
·         Formas geométricas
·         Textura
NATUREZA:
·         Organização do ambiente
·         Preservação do ambiente
·         Tipos de animais
·         Tipos de plantas
SOCIEDADE:
·         Regras de convivência
·         Respeito ao próximo
·         Cooperação


  LINGUAGEM:
·         Ampliação do vocabulário
·         Expressão oral
·         Memorização
·         Histórias e contos
·         Nomes próprios
·         Desenho livre e pintura
 MATEMÁTICA:
·         Conceitos de lateralidade
·         Organização espacial
·         Cores e formas
·         Iguais e diferentes
 NATUREZA
·         Animais
·         Alimentos
·         Higiene corporal
·         Esquema corporal
·         Órgão dos sentidos
 SOCIEDADE
·         Datas comemorativas:
·         Relação espaço/tempo

 PRÉ I:
LINGUAGEM:
·         Linguagem oral e escrita
·         Vogais de A a E
·         Escrita e identificação do pré nome
·         Expressão oral (Histórias, contos, músicas, teatro)
·         Desenho livre e pintura
MATEMÁTICA:
·         Cores e formas
·         Formas geométricas
·         Numeral de 1 a 5
·         Quantidade
NATUREZA:
·         Nomear e reconhecer diferentes animais
·         Tipos de plantas
·         Higiene
·         Preservação do meio ambiente
·         Reciclagem
SOCIEDADE
·         Datas comemorativas
·         Tipos de moradia




PRÉ II
LINGUAGEM:
·         Nomes
·         Vogais
·         Função das vogais
·         Consoantes em contexto
·         Maiúsculo e minúsculo

MATEMÁTICA:
·         Noções de grandeza
·         Números de 1 a 10
NATUREZA:
·         Animais
·         Meio ambiente
·         Germinação
·         Plantas
·         Órgãos dos sentidos

SOCIEDADE:
·         Meio de transporte
·         Profissões
·         Datas Comemorativas










METODOLOGIA:

  • Datas comemorativas: páscoa, dia do índio, dia das mães,etc.
  • Trabalhar através de músicas, fantoches, contos...
  • Apresentar gravuras
  • Trabalhar a discriminação visual, tátil
  • Recorte e colagem/Rodas de conversas
  • Exibição de DVD/Jogos e brincadeiras temáticas
  • Passeio Pedagógico 

 TEMA: IMAGENS QUE ENSINAM
PERÍODO: 04 DE JULHO A 29 DE SETEMBRO

JUSTIFICATIVA:

         A criança se manifesta de diferentes formas para se expressar e comunicar-se, como por exemplo, através das artes visuais. De acordo com o RCNEI – Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil, “as artes visuais estão presentes no dia a dia da vida infantil, e através de gestos simples como rabiscar, desenhar no chão, na areia, nas paredes, no papel ou em qualquer outra superfície, a criança está expondo e expressando os seus sentimentos, pensamentos e emoções.” A música e o movimento também são formas de linguagens usadas pelas crianças para se expressarem e permitem que eles recriem, criem e experimentem sensações colaborando assim para o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, social e cognitivo.

OBJETIVO GERAL:

         Criar condições para que as crianças tenham acesso às diferentes linguagens artísticas enriquecendo e ampliando as suas possibilidades de expressão e comunicação.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

·         Ampliar o repertório musical;
·         Ampliar o conhecimento de mundo e da cultura, produzindo trabalhos utilizando-se da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem
·         Desenvolver a participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
·         Desenvolver a sensibilidade, a imaginação e a criatividade;
·         Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
·         Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
·         Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
·         Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
CONTEÚDOS SISTEMATIZADOS POR FAIXA ETÁRIA:
MATERNAL I:                            MATERNAL II
LINGUAGEM:                                       
·         Desenvolver a habilidade de falar/ Estimular o desenvolvimento das garatujas/Apresentação das vogais
MATEMÁTICA:
·         Orientação temporal/espacial: atrás, na frente; aberto, fechado..
·         Cores, forma e tamanho/
·         Apresentação dos numerais
NATUREZA E SOCIEDADE:
·         Identificar as partes do corpo/ Cuidados de higiene e alimentação/Desenvolver os órgãos dos sentidos/ Trabalhar as datas comemorativas.
ARTE E CULTURA
·         Explorar e realizar criações artísticas: desenho,pintura e modelagem/trabalhar com músicas,cantigas de roda,dança e histórias infantis/Parlendas e Lendas

  LINGUAGEM:
·         Linguagem oral e escrita/Leitura conto e reconto de histórias/Noções de vogais
  MATEMÁTICA
·         Contagem de quantidade/formas, tamanho e cores/quantidade/espessura
  NATUREZA E SOCIEDADE
·         Datas Comemorativas/identificar as necessidades básicas de: alimentação e higiene/desenvolver o cuidado com o corpo
ARTE E CULTURA
·         Desenho, recorte, colagem e pinturas/ atividades com música/Utilização de diversos materiais gráficos/Brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.


PRÉ I
LINGUAGEM:
·         Revisão das vogais/Alfabeto/Diferenciação entre escrita de letras e numerais/Ampliação do vocabulário/Reconto de histórias
MATEMÁTICA
·         Noções de grandeza/Revisão de figuras geométricas/Semelhanças e diferenças/Lateralidade
NATUREZA E SOCIEDADE
·         Seres vivos/Corpo humano/Estudos dos aspectos diferenciais entre vida urbana e rural/Datas Comemorativas
ARTE E CULTURA
·         Criação de desenhos, pinturas e colagens/Lendas e parlendas/Explorar as musicas e cantigas de rodas.

PRÉ II
LINGUAGEM:
·         Linguagem oral e escrita/ampliação do vocabulário/Produção textual/Expressar a linguagem oral através de: histórias, contos, poemas, trava-lingua e advinhas.
 MATEMÁTICA
·         Noções de quantidade e contagem oral/Distinção através de situações cotidiana (cor, forma, tamanho e espessura)/Relação numero e numeral com grafia numérica.
 NATUREZA E SOCIEDADE
·         Valorização da preservação da cultura popular/Destacar os principais meios de comunicação/observação e interação dos espaços físicos e sociais/Datas comemorativas/Trânsito
 ARTE E CULTURA
·         Jogos simbólicos de imitação/Expressão corporal/dança e dramatização/Artes plásticas e cênicas


METODOLOGIA:

  • Datas comemorativas: Dia do amigo, da vovó, dos pais, dia do soldado, folclore, primavera
  • Trabalhar através de músicas, teatro de fantoches, contos...
  • Apresentar gravuras
  • Trabalhar a discriminação visual, tátil
  • Recorte e colagem/Rodas de conversas
  • Jogos e brincadeiras temáticas
  • Dobraduras/pinturas
  • Parlendas, Trava-línguas, Lendas e adivinhações
  • Mini-Projetos: Folclore; Chapeuzinho Vermelho
TEMA: Viver e Aprender Cidadania
PERÍODO: 03 de outubro a 21 de dezembro

JUSTIFICATIVA:

                  Na creche a criança passa a fazer parte de um ambiente coletivo e durante todo o ano convivem e trocam vivências, em um espaço onde eles têm garantidos os mesmos direitos, porém com deveres a cumprir. O cumprimento de regras é um desses deveres e nesse contexto é importante levar ao conhecimento do grupo a importância de respeitar as outras pessoas, valorizar o amigo e praticar o bem ao próximo, transmitindo valores como solidariedade e união, cultivando-os para o exercício da cidadania e estimulando os alunos a praticá-la.

OBJETIVO GERAL:
         Valorizar os sentimentos e afetividade fazendo com que as crianças prestem atenção nas regras de convivência, adquirindo o hábito de trabalharem em grupo.


OBJETIVOS ESPECIFICOS
·         Respeitar e valorizar o próximo
·         Interagir com outros e ampliar seu conhecimento de mundo
·         Ensinar a importância de compartilhar
·         Trabalhar a autoestima
·         Desenvolver a linguagem oral e escrita
·         Oportunizar as crianças conhecerem seus direitos e deveres
·         Explorar as diversas formas de expressões artísticas através dos personagens do circo
 CONTEÚDOS SISTEMATIZADOS POR FAIXA ETÁRIA:
MATERNAL  I e II
LINGUAGEM: 
·         Uso da linguagem oral através de história
·         Reprodução oral de palavras e canções
·         Visualização das vogais
·         Visualização da escrita
·         Nomeação de imagens
·         Atividades que promovam a interação
       
MATEMÁTICA:
·         Utilização da contagem oral/numerais
·         Manipulação e exploração de objetos para empilhar, encaixar
·         Contato com medidas de comprimento
·         Explorar as formas geométricas
·         Cores
NATUREZA E SOCIEDADE:
·         Desenvolver hábitos de higiene corporal e bucal
·         Conhecer os direitos e deveres das crianças
·         Respeito e solidariedade
· Datas comemorativas: dia dos animais/criança/professores/bandeira/família/natal
·         Esquema corporal
ARTE E CULTURA
·         Exploração e manipulação de materiais como: giz de cera, tintas, papéis de diferentes texturas
·         Exploração de movimentos gestuais
·          Atividades de pintura e colagem usando personagens do circo
·         Recreações com músicas infantis
·         Atividades artísticas natalinas




















  LINGUAGEM:
·         Traçado e identificação das vogais O e U
·         Roda de leitura
·         Valorização da leitura com conto de histórias
·         Uso da linguagem oral nas diversas situações de interação
  MATEMÁTICA
·         Conhecendo o numeral 4 e 5
·         Escrita do numeral
·         Sequência
·         Relação da quantidade menos/mais
·         Muito/pouco
·         Comprido/curto
·         Longo/estreito
  NATUREZA E SOCIEDADE
·         Datas comemorativas: dia dos animais, das crianças, dos professores, da bandeira, da família, natal
·         Noções de tempo dia/noite
·         Localização dentro/fora
·         Higiene corporal
  ARTE E CULTURA
·         Desenhos, recorte, colagem e pintura
·         Brincadeiras
·         Explorar as cantigas de roda
·         Movimentos corporais
·         Música
  
PRÉ I
LINGUAGEM:
·         Conhecer as diferentes modalidades de linguagem (história, poema e música)
·         Ouvir, criar e narrar histórias oralmente
·         Explorar o grafismo do alfabeto e leitura
·         Trabalhar textos e sues gêneros com listas de palavras
·         Diferenciação entre letras e numerais
MATEMÁTICA
·         Noções de: distância, posição, tamanho e quantidade e Jogos numéricos
·         Seriação em ordem crescente e decrescente
·         Conceitos matemáticos: maior/menor, linha aberta/fechada
·         Sequência numérica e representação gráfica
NATUREZA E SOCIEDADE
·         O corpo e suas funções
·         Alimentos
·         Sol (fonte de luz, energia, calor)
·         Animais (características físicas, habitat)
ARTE E CULTURA
·         Músicas infantis exploração o ouvir, imitar
·         Atividades de modelagem com argila
·         Danças explorando o corpo e o movimento
·         Desenho, pintura, colagem






































PRÉ II
LINGUAGEM:
·         Linguagem oral e escrita
·         Expansão do vocabulário
·         Exploração do alfabeto e sua leitura
·         Produção textual
·         Prática de escrita minúscula e maiúscula
 MATEMÁTICA
·         Noções de contagem oral e escrita
·         Jogos numéricos
·         Cores e formas
·         Conceitos matemáticos: maior/menor, muito/pouco;mais/menos
NATUREZA E SOCIEDADE
·         Destacar os meios de transportes
·         O ar e a água
·         Alimentos
·         Os dias da semana
ARTE E CULTURA
·         Conhecimento de arte e cultura
·         Dramatização
·         Artes plásticas e cênicas
·         Desenho, pintura e colagem



METODOLOGIA:

  • Trabalhar as datas comemorativas: Dia dos animais, das crianças, dos professores, da bandeira, da família, natal
  • Trabalhar através de músicas
  • Apresentar gravuras
  • Trabalhar a discriminação visual, tátil
  • Recorte e colagem/Rodas de conversas
  • Jogos e brincadeiras temáticas
  • Dobraduras/pinturas
  • Contos de histórias infantis

Nenhum comentário:

Postar um comentário