terça-feira, 21 de agosto de 2012

Projeto: Preservar Também é Coisa de Criança













PERÍODO: 02/05/12 a 31/07/12

Ø  Fauna
Ø  Flora
Ø  Elementos da natureza (água, ar, terra, fogo)

Justificativa
O trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. O trabalho com este eixo, portanto, deve propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural […] (RCNEI). Para que a criança amplie seu conhecimento acerca dos cuidados com o meio ambiente, é fundamental criar situações que envolva a participação em práticas que valorize a preservação da fauna e flora, bem como trabalhar os fenômenos da natureza e os cuidados com o meio, pois quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores serão as chances de despertar a consciência pela preservação.

  Objetivo Geral
Compreender e Valorizar a importância de preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.

Objetivos específicos
Ø  Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio
Ø  Explorar o meio ambiente
Ø  Proporcionar novos conhecimentos e vivência
Ø  Desenvolver a percepção visual, auditiva e motora
Ø  Ampliar os conceitos sobre natureza e ecologia

Metodologia
Ø  Pinturas
Ø  Atividades com sucatas
Ø  Recorte e colagem
Ø  Contos de histórias
Ø  Jogos
Ø  Musicas
Ø  Brinquedos e brincadeiras

Recursos
Ø  Livros infantis (A Sinfonia de Branca de Neve, Contando Com Formas e Bichos, A Árvore Maravilhosa etc.)
Ø  DVD e CD infantil
Ø  Jogos didáticos
Ø  Sucata
Ø  Tinta, cola, cartolina, giz de cera, massa de modelar
Ø  Revistas, papel crepom, papel laminado, folha A4

Avaliação
Contínua e sistemática através da observação na participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente nas atividades propostas, respeitando a faixa etária e o ritmo de aprendizagem.

Culminância
Encerramento do projeto com apresentação entre as turmas.


ReferênciasDiretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, Brasília, MEC/SEB, 2010Referencial nacional para a educação infantil.vols I e II, Brasília: MEC/SEF, 1998 




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