PERÍODO:
02/05/12 a 31/07/12
Ø Fauna
Ø Flora
Ø Elementos
da natureza (água, ar, terra, fogo)
Justificativa
O
trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser
voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de
conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. O trabalho com este
eixo, portanto, deve propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao
conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo
social e natural […] (RCNEI). Para que a criança amplie seu conhecimento acerca
dos cuidados com o meio ambiente, é fundamental criar situações que envolva a
participação em práticas que valorize a preservação da fauna e flora, bem como
trabalhar os fenômenos da natureza e os cuidados com o meio, pois quanto mais
cedo o tema for abordado com as crianças, maiores serão as chances de despertar
a consciência pela preservação.
Objetivo
Geral
Compreender
e Valorizar a importância de preservação dos espaços coletivos e do meio
ambiente.
Objetivos específicos
Ø Conscientizar as crianças sobre a
importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio
Ø
Explorar
o meio ambiente
Ø
Proporcionar
novos conhecimentos e vivência
Ø
Desenvolver
a percepção visual, auditiva e motora
Ø
Ampliar
os conceitos sobre natureza e ecologia
Metodologia
Ø Pinturas
Ø Atividades
com sucatas
Ø Recorte
e colagem
Ø Contos
de histórias
Ø Jogos
Ø Musicas
Ø Brinquedos
e brincadeiras
Recursos
Ø Livros
infantis (A Sinfonia de Branca de Neve, Contando Com Formas e Bichos, A Árvore
Maravilhosa etc.)
Ø DVD
e CD infantil
Ø Jogos
didáticos
Ø Sucata
Ø Tinta,
cola, cartolina, giz de cera, massa de modelar
Ø Revistas,
papel crepom, papel laminado, folha A4
Avaliação
Contínua e sistemática através da observação
na participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e
coletivamente nas atividades propostas, respeitando a faixa etária e o ritmo de
aprendizagem.
Culminância
Encerramento do projeto com
apresentação entre as turmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário